1. Os problemas podem ser resolvidos de várias maneiras.
Ainda que na maioria dos problemas matemáticos haja somente uma resposta correta, pode haver várias maneiras de encontrá-la. Aprender matemática é muito mais que encontrar a resposta correta; também é um processo para resolver problemas e aplicar o que se aprendeu anteriormente aos novos problemas.
Ainda que na maioria dos problemas matemáticos haja somente uma resposta correta, pode haver várias maneiras de encontrá-la. Aprender matemática é muito mais que encontrar a resposta correta; também é um processo para resolver problemas e aplicar o que se aprendeu anteriormente aos novos problemas.
2. Às vezes as respostas incorretas também são úteis.
A precisão sempre é importante na matemática. No entanto, às vezes você poderá usar uma resposta incorreta para ajudar o seu filho/aluno a resolver como cometeu um erro. Analisar as respostas incorretas pode ajudá-lo a compreender os conceitos fundamentais do problema permitindo com que ele aplique de melhor forma seu raciocínio lógico para encontrar a resposta correta. Peça lhe que explique como resolveu um problema matemático. Sua explicação pode ajudar a descobrir se ele precisa de ajuda com operações básicas, como somar, diminuir, multiplicar ou dividir, ou com os conceitos necessários para resolver o problema.
A precisão sempre é importante na matemática. No entanto, às vezes você poderá usar uma resposta incorreta para ajudar o seu filho/aluno a resolver como cometeu um erro. Analisar as respostas incorretas pode ajudá-lo a compreender os conceitos fundamentais do problema permitindo com que ele aplique de melhor forma seu raciocínio lógico para encontrar a resposta correta. Peça lhe que explique como resolveu um problema matemático. Sua explicação pode ajudar a descobrir se ele precisa de ajuda com operações básicas, como somar, diminuir, multiplicar ou dividir, ou com os conceitos necessários para resolver o problema.
3. Arriscar-se junto!
Ajude-o a assumir riscos, a valorizar a tentativa de resolver um problema, ainda que seja difícil. Dê-lhe tempo para explorar diferentes métodos para resolver um problema difícil. Enquanto trabalha, ajude-o a falar sobre o que está pensando. Isto poderá ajudá-lo a reforçar seu raciocínio lógico para conseguir resolver problemas sem a sua ajuda.
Ajude-o a assumir riscos, a valorizar a tentativa de resolver um problema, ainda que seja difícil. Dê-lhe tempo para explorar diferentes métodos para resolver um problema difícil. Enquanto trabalha, ajude-o a falar sobre o que está pensando. Isto poderá ajudá-lo a reforçar seu raciocínio lógico para conseguir resolver problemas sem a sua ajuda.
4. É muito importante fazer “contas de cabeça”.
As contas não devem ser feitas somente com papel e lápis. Fazer “contas de cabeça” é uma habilidade valiosa que nos permite fazer cálculos rápidos dos preços nas lojas, restaurantes e postos de gasolina.
As contas não devem ser feitas somente com papel e lápis. Fazer “contas de cabeça” é uma habilidade valiosa que nos permite fazer cálculos rápidos dos preços nas lojas, restaurantes e postos de gasolina.
5. Às vezes não é grande problema usar uma calculadora para resolver os problemas.
Não existe problema algum em usar calculadoras para resolver problemas matemáticos. Na verdade, são utilizadas com muita freqüência e sabê-las usar corretamente é muito importante. Mas algo que não dá para deixar que aconteça é que seu filho/aluno use a desculpa; “Não preciso saber matemática, tenho uma calculadora.” Ajude a entender que para usar uma calculadora correta e eficientemente, precisará de forte fundamentos em operações matemáticas; de outra maneira, como saberá se a resposta da calculadora é a certa?
muito legal aprender matematica
ResponderExcluir