segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A MATEMÁTICA E AS OUTRAS CIÊNCIAS - TEXTO COLABORATIVO

Para todas as pessoas que estudam um mínimo de matemática, há sempre algumas perguntas insistentes: “Qual a aplicação prática da matemática, de todas as suas equações e contas?” “Para que serve tudo isso?”
É bem verdade que a forma como se estuda a matemática durante a vida escolar nos leva a pensar desse modo. Não se entende onde e quando a fórmula de Báskara vai ser útil para a vida e não se vê a razão de calcular sistemas ou ainda frações que “a olho nu” parecem apenas úteis no plano teórico.
Mas a Matemática não é apenas uma quantidade imensa de cálculos e equações. Ela é uma ciência complexa e como tal faz parte da vida prática do ser humano em todos os momentos, ainda que essa presença pareça imperceptível.
Os mecanismos que coordenam o mundo em geral têm certas regras que são impossíveis de serem descobertas sem a matemática. Mas isso não quer dizer que essa Matemática é feita de equações, contas ou qualquer parte da Matemática acadêmica. Tratam-se de leis naturais que existiriam mesmo sem o conhecimento matemático teórico. Mas então qual a relação da Matemática com a vida prática?
É bastante simples entender. A existência dessas leis naturais é independente, mas só a Matemática nos dá a oportunidade de entendê-las e agir sobre as mesmas. Ela nos dá a possibilidade de interagir com a natureza, modificando-a em nosso favor. Para ficar mais fácil de entender, vamos usar um exemplo prático.
Para um avião voar com estabilidade e se locomover, há a necessidade de a propulsão dos motores ser igual à pressão da resistência do ar. Sem essa propriedade, não haveria a possibilidade de locomoção aérea. Mas como saber quando essas duas propriedades entram em igualdade? É nessa tentativa de descobrir que a Matemática exerce o seu papel. É ela que vai calcular qual deverá ser a propulsão dos motores.
Este é um dos muitos exemplos que nos faz ver a importância das leis matemáticas. Ela está constantemente interagindo com a Física, proporcionando-nos o desenvolvimento tecnológico, um conhecimento mais aprofundado da natureza e do universo em geral.
Mais um exemplo de ciência que está diretamente ligada à matemática é a astronomia. Desde a antiguidade os astrônomos lançam mão da matemática para fazerem suas observações. Aliás, foi através da astronomia que a matemática se desenvolveu muito no império árabe.
Os astrônomos desse período descobriram um modo de calcular a distância da Terra até outros astros. Esse modo era baseado nos estudos de ângulos e retas. Foi assim que surgiu a trigonometria, área da matemática muito utilizada até hoje.
Quando analisamos dados como distância entre um astro e outro, o diâmetro de um planeta ou também o tempo estimado para chegar até algum lugar no espaço, há de se lembrar que o responsável pela obtenção de todos esses valores não é algum satélite ou similar. Todos esses valores são calculados através de equações algébricas.
Além da astronomia, várias outras áreas presentes no nosso dia a dia (até mais que a astronomia) estão diretamente relacionadas com a Matemática. Um bom exemplo é a estatística, área que já é considerada uma ciência a parte da matemática, mas inevitavelmente forte ligação com a mesma.
Ainda que a estatística seja uma ciência exata voltada para a vida prática e social, ela não é perfeita, ou seja, em qualquer cálculo estatístico há também a probabilidade de erro. O seu principal objetivo é fazer entender de uma maneira mais prática alguns fatores como vendas, taxas, médias, probabilidades, etc. Isso é feito em 3 etapas básicas para uma pesquisa estatística: levantamento, organização e análise dos dados colhidos, sendo nesta última que a matemática entra com mais intensidade. Depois de já ter os dados colhidos e organizados, o pesquisador deve analisar os mesmos com a finalidade de chegar a um resultado concreto.Vejamos um exemplo. Para descobrir a média de venda anual de um produto qualquer:
MêsVenda (Unidades)
Janeiro510
Fevereiro400
Março512
Abril321
Maio399
Junho495
Julho352
Agosto478
Setembro350
Outubro301
Novembro552
Dezembro740
  Fonte: Dados hipotéticos

A média de venda anual é de 442.5 unidades por mês. Esse valor permite ao fabricante calcular seus possíveis lucros e organizar, assim, o orçamento dessa empresa.
Os meses de menor número de vendas são abril e outubro, e os que têm maior vendagem são novembro e dezembro. A partir disso, o fabricante pode planejar estratégias publicitárias nos meses corretos.
Esses dados permitem ao pesquisador obter varias informações, que serão de grande utilidade para o fabricante do produto.
Este exemplo prático nos permite observar como a matemática interage com a sociedade. Ela nos permite, por exemplo, fazer previsões ou calcular valores úteis para planejamentos. O seu estudo é inevitável para a maioria das profissões de nível superior, inclusive nas ciências humanas. Estas estudam a chamada “matemática instrumental” que varia de uma área para outra, não como grandezas independentes, mas como partes da matemática tendo utilidade de diversas formas.
Nas ciências naturais, vemos a matemática presente também na química. Com certeza ela não seria tão exata se não tivéssemos um sistema de pesos e medidas eficiente. Experiências práticas na área da química seriam bem mais vagas. Isso afetaria também a área da medicina, pois sem esta exatidão os medicamentos estariam sendo feitos de forma bastante precária e qualquer erro na quantidade de produto a ser usada poderia comprometer o tratamento dos pacientes.
Estudantes e pesquisadores de química sabem que essa ciência é praticamente dependente da matemática. Em qualquer resultado que se queira chegar, há a necessidade de calcular algum valor, ou seja, das equações químicas.
Não apenas em cálculos ou pesagens, mas áreas um pouco mais complexas da matemática também estão presentes na Química, como o logaritmo. Para conseguir alguns resultados em química, é necessário utilizar o logaritmo, como no cálculo do pH de uma substância qualquer utiliza-se a seguinte fórmula:
PH = - log [ H ]
Em uma equação química como esta temos, inevitavelmente, que usar a matemática. É ela que vai nos dar a possibilidade de saber se uma substância é considerada básica, neutra ou ácida, por exemplo.
Dentre outros exemplos que podemos citar sobre a utilização da matemática, utilizaremos a economia. Não apenas através de números concretos, mas a economia usa muito da álgebra para calcular os índices econômicos importantíssimos para um país. Para demonstrar essa utilização, usaremos um índice muito comentado ultimamente, o RISCO - PAÍS.
Esse valor é calculado com referência nos títulos do tesouro americano. Na prática, o risco de investir no país só compensa se os juros estiverem sendo negociados a uma taxa de 17,7 pontos acima do título americano. Por exemplo, se um título americano fechar com juros de 5,3% ao ano, o brasileiro deverá ter uma taxa de 23% ao ano.
Investimento, câmbio, taxas de juros, valores, etc. Sem eles não haveria nem razão de estudar economia. E sem a matemática, não haveria maneira de calculá-los. É ela influenciando inclusive nas finanças de um país.
Na construção civil, a Matemática é ferramenta constante. Engenheiros, arquitetos tem essa ciência como principal instrumento no desenvolvimento de projetos de edifícios, casas, monumentos, etc.
Uma estrutura de um edifício, quando é mal projetada, tem grandes chances de vir a desabar ou no mínimo ter problemas estruturais. Existem vários casos em que a má projeção da construção faz com que o edifício tenha problemas de rachaduras ou ainda problemas mais graves como o desmoronamento.
Nessa área, uma parte da matemática muito utilizada é a trigonometria, ou seja, o estudo dos ângulos. Esses são essenciais para projetos e execução de construções.
Sem a matemática e o desenvolvimento da trigonometria, seria possível que estivéssemos vivendo em construções muito mais precárias, talvez até com outro tipo de material.
Em suma, a matemática está presente no nosso cotidiano. Possivelmente pouquíssimo desenvolvimento tecnológico teria acontecido sem a matemática e, descoberta da mesma. Descoberta ou invenção???

Esse é um tema bastante polêmico no estudo da matemática, embora não seja muito discutido nas áreas que já citamos, pois elas usam a parte prática da matemática, não se interessando em sua origem ou explicações teóricas. Talvez não haja espaço para essa discussão na Matemática Instrumental, mas os estudiosos da Matemática como ciência têm esse assunto presente constantemente no estudo dela.
Depois de discutir sobre as ciências que têm a Matemática como grande ferramenta, discutiremos também sobre a origem da ciência matemática, pois, depois de saber que a matemática está presente nas nossas vidas constantemente, é interessante saber também como ela surgiu e maiores discussões que estão em torno dela.
Em relação à origem matemática, existem duas correntes que têm explicações diferentes. A primeira diz que a matemática foi descoberta, ou seja, tem existência independente, como se ela já fizesse parte do universo e o único papel do homem foi descobri-la. A outra corrente afirma que a matemática foi inventada pelos seus estudiosos e só passou a fazer parte do mundo a partir do momento que alguém passou a estudá-la.
Os argumentos são os mais variados possíveis, ainda que a grande maioria deles esteja voltada para a afirmação de que a matemática foi descoberta. O mais comum desses argumentos é que muitas das equações e fórmulas foram descobertas por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, sem nenhum tipo de contato entre elas. Isso provaria, na concepção dos que acreditam na descoberta da matemática, que a matemática já existe e essas pessoas apenas descobriram-na.
Um exemplo disso foi a descoberta do cálculo diferencial. Dois matemáticos, Newtom e Leibniz, descobriram-no ao mesmo tempo e por algum período houve discussões em torno de quem seria realmente o descobridor. Essa disputa causou uma série de divergências entre os dois.
Na Grécia antiga, os matemáticos acreditavam na teoria da descoberta. Eles tinham uma idéia de que toda a matemática estava “guardada” em um lugar (não necessariamente físico) chamado Holos, apenas esperando para ser descoberta. Os árabes também acreditavam que a matemática estava no mundo superior.
Do lado contrário, aqueles que acreditam na criação da matemática argumentam que todo o trabalho de elaborar uma equação ou algo similar é mérito de quem a faz, não da Matemática por ela mesma, como uma coisa independente de tudo. Eles acham impossível ter tanta complexidade já existente de modo passível, na “espera”.

Outros ainda preferem ver a matemática como uma forma de arte e como tal sendo fruto da criação de pessoas com uma capacidade “artística”. Esses se consideram artistas, ainda que o número de adeptos dessa linha de pensamento seja pequeno.

17 comentários:

  1. Gostei muito desse texto , achei interessante pois fala que para tudo se usa a matemática ,que tudo tem cálculo . Tudo que você utiliza tem sua matemática . De uma simples bala a uma construção de uma casa , tudo tem matemática . A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios nas construção de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como , arquitetura, informática, medicina, física, química etc. Podemos dizer, que em tudo que olhamos existe a matemática.
    ,,, Leonan Nunes Rodrigues .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo o que vc disse sobre o texto e nada mais que a pura verdade meus parabéns de seu amigo Davi pereira do Nascimento

      Excluir
  2. Gostei bastante desse texto,porque desde sempre a matemática é fundamental nas outras ciências,e nesse texto podemos ver mais um pouco sobre essa área,e facilita e muito as pessoas na construção de prédios,casas,edifícios,estabelecimentos,etc.Podemos analisar que a matemática não é tão difícil como parece,é só ter raciocínio e paciência que chegaremos ao nosso objetivo.ASS:Alessandro Júnior Da Silva

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é bastante interessante pelo fato de nos despertar a curiosidade de sabermos aonde a matemática é usada nas outras ciências, muitas vezes não paramos para pensarmos aonde usamos a matemática.
    Devemos ter consciência que os antepassados também usavam a matemática ( mesmo que não soubessem), e que essa matemática fosse muito menos complexas do que a dos dias atuais,.
    Essas descobertas nos estudos da matemática foram essenciais para toda humanidade, possibilitando assim a construções de casas, prédios, pontes, etc.
    Mesmo que para algumas pessoas a Matemática seja complicada, tudo se resolve com paciência e estudo.
    A matemática também possibilitou "(...Os astrônomos desse período descobriram um modo de calcular a distância da Terra até outros astros...)".
    Enfim observemos que a matemática é fundamental aos seres humanos, e a "mudança" ocorrida no mundo. ASS. Carlos Alfredo Percílius Welmes

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, pois nos mostra como a matemática é utilizada em outras áreas. Coloca em questionamento também a origem da matemática algo que hoje em dia varias pessoas desejam saber ficou muito claro e bem explicado, o exemplo apresentado na venda de um produto qualquer nos deixa claro como esta mesma é utilizada na estatística que como dizia no texto apesar de ser ensinada separadamente nos dias atuais tem forte ligação com a matéria. Percebemos também que não existiria a tecnologia que temos hoje se não existisse matemática pois é através dela que é feita a programação de jogos, sites, etc.
    Esse texto é muito instigante para os curiosos que gostam da matemática em varias áreas por mais que ela seja complicada aqui esta muito bem resumido e explicado.
    Ass: Zainy Fortunato Estrelow

    ResponderExcluir
  5. Esse texto explica muito bem uma das perguntas que nós já nos fizemos varias vezes para que serve a matemática. Achei ele muito interessante e esclarecedor pois fala das diversas coisas que utilizam a matemática e que sem ela muitas coisas não existiriam.
    Ass.: Arielly Melo de Arruda

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto. Muito interessante saber que a matemática vem sendo usada a milhares de anos, e assim vem sendo criada formas mais fáceis de explicações para nosso entendimento. Legal saber para que é usada a matemática em nossa vida, e que ela está em todas as outras matérias que já estudamos e ainda vamos estudar. Concordo também, que o grau de dificuldade da matéria está relacionado com o grau de interesse da pessoa, sendo assim, essas pessoas que acham que a matemática é uma arte, certamente é um excelente artista.
    Ass.: Kawanna Apuck Honstenreiter.

    ResponderExcluir
  7. A matemática está presente em nossa vida mais do que imaginamos, perguntas como: Qual a aplicação prática da matemática, de todas as suas equações e contas? ou Para que serve tudo isso? realmente, são feitas a todo momento, e nestes texto percebemos muito bem isso, pra que serve e onde usaremos, e sem a matemática, não teria outras ciências, pois a matemática é como uma base. Realmente, um ótimo texto.
    Ass.: Rayanne Seibel Littig

    ResponderExcluir
  8. O texto é muito interessante, nos mostra a tal importância da matemática no nosso dia-a-dia, como foi criada, ou seja, todos seus princípios. Vi também, que hoje tudo envolve a matemática, ela está em torno de nós a todo instante! para as pessoas que não gostam muito de matemática como eu, vê nesse texto a grande necessidade de mesmo não se interessando sobre o assunto, conhece-la, pois ela é essencial em nossas vidas ! Esse texto mostra muitas curiosidades sobre a matemática, que é importante conhecermos.


    Ass: Vanessa Carvalho Bussolar

    ResponderExcluir
  9. O texto nos fala da grande importancia da matematica em nossas vidas, e no nosso cotidiano. A matemática está presente aonde vamos, e até mesmo nas coisas que compramos, ou a forma que nos leva a chegar até ela. Fala sobre os principios , como surgiu, e responde perguntas nos quais nós alunos fazemos muito aos nossos professores. Esse texto é bem curioso pois responde a muitos que nao gostam da matematica que ela é querendo nao essencial no nosso dia-a-dia.

    Ass: Vanessa Carvalho Bussolar

    ResponderExcluir
  10. Então, o texto é bem interessante pelo fato de abordar temas conhecidos. Naturalmente, todos os alunos (o que é o meu caso) já se perguntaram sobre a importância da matemática em nossas vidas e nem sempre chegaram à uma conclusão. Ou em uma boa conclusão, pelo menos. Eu, mesmo descrente dos benefícios da matemática em sua forma avançada para uma vida, digamos, pacata, entendo a importância dela. A partir da matemática e de suas diversas forças podemos desfrutar de luxos que jamais obteríamos sem ela. De fato, a astronomia é deveras interessante, não tão somente ela, como a engenharia e a arquitetura que são luz para muitos trabalhos reconhecidos mundo afora. Outro importante tema abordado no texto é a ligação entre matemática e física que, de certa forma, é aparente, entretanto, faz com que meus pensamentos se ordenem de uma forma diferente do esperado; outras vezes, sequer se ordenam. O que pude avaliar em mim mesma lendo o texto acima é que, para uma futura arquiteta, dou um valor deveras baixo à matemática que pretende me acompanhar pelo resto da vida. Se eu posso entender a importância da Física, certamente entenderei a da matemática. Talvez seja uma questão de tempo; talvez, não. Não obstante, a única forma de chegar a uma conclusão é livrar-nos de pensamentos triviais como estes já citados e abrir espaço para um pensamento maduro e enxergar o benefício da matemática nas outras ciências, em nossa vida e em tudo o que a envolve.
    Aluna: Pâmella Christina Souza Peixoto
    2º EMI 02

    ResponderExcluir
  11. Espetáculo esse texto sobre a Matemática. Para aqueles que acham que a Matemática é um bicho de 7 cabeças, ai fala exato o que é a Matemática. Obrigado por ter passado essa informação , responsável desse blog.... ASS: Ícaro Casagrande.

    ResponderExcluir
  12. Janielli Morais Da Silva8 de novembro de 2013 às 12:12

    O texto é muito interessante,nos mostra a importância dessa ciência complexa que faz parte da vida do ser humano em todos os movimentos e esta proporcionando a cada dia o desenvolvimento tecnológico e um conhecimento mais amplo e bem estruturado do universo em geral.O termo publicado tem muito reconhecimento na vida de todos os estudantes e transmite para cada leitor a satisfação dessa ciência para a sociedade.

    ResponderExcluir
  13. O texto nos trás um ótimo assunto que é a matemática. Apesar do mistério sobre sua origem, sabemos que sua utilização e aplicação em nossas vidas são indispensáveis, desde a antiguidade até os dias atuais. Vemos através do texto que a matemática é usada em várias áreas, principalmente para a realização de descobertas importantes para a humanidade. Temos o exemplo uma empresa que para obter o lucro desejado é necessário que a mesma se utilize de dados estatísticos para realizar estratégias de vendas. Sabemos que o mundo se movimenta cada vez mais pela tecnologia, que só se deu a sua existência através da matemática, ou seja, a vida se tornou mais fácil e prática através da matemática. Por fim, vemos que a matemática sempre fará parte de nossas vidas, desde cálculos mais complicados ate os mais simples, pois ela é fundamental para a humanidade.

    Ass: Miriã Teodoro Rodrigues

    ResponderExcluir
  14. Este texto excedeu minhas expectativas, foi bastante simples e direto ao ponto. Indico para quem tem duvidas sobre "o porque da matemática", pois, resume de forma bem simples e rápida: onde, porque e quando usamos a matemática no nosso dia-a-dia. i

    ResponderExcluir
  15. Esclarecedor! eu sabia que matemática de certa forma estava presente em praticamente todas as ciências, mas não pensava que era de uma forma assim tão ampla!

    ResponderExcluir
  16. Incrível é saber como a matemática esta associada ao nosso cotidiano , e este texto mostra isso claramente . O melhor de tudo depois de ter lido este texto repleto de explicações sobre a matemática , foi saber que ter tirado um tempo do meu dia pra entrar no site do professor de matemática teve um aproveito na minha vida , e agora quase meia noite posso dizer que não tive um dia perdido , pois aprendi um pouco mais , Parabéns o texto ficou ótimo .

    ResponderExcluir