- Paulo
possui em seu sítio 40 porcos, 8 vacas e 60 frangos. Determine a fração
que representa os mamíferos. R
= 4/9
- Se
2/3 dos 45 alunos de uma sala usam óculos, calcule o número de alunos que
não usam óculos. R
= 15
- Decorridos
3/10 de um dia, que horas um relógio marcará neste momento? R = 7h12min
- Determine
a soma dos termos de uma fração equivalente a 7/11 cujo numerador é 42. R
= 108
- Paulo
gastou 5/7 do dinheiro que possuía em compras e lhe sobrou 400 reais.
Determine a quantia que Paulo possuía antes da compra. R
= 1400
- Emerson
comprou uma moto, deu 2400 reais de entrada e o resto em 12 prestações
iguais, cada qual correspondendo a 1/15 do preço da moto. Determine o
preço pago pela moto. R = 12000
- Numa
certa cidade 3/16 dos moradores são de nacionalidade estrangeira. Se o total
de habitantes é 56400, calcule o número de habitantes brasileiros nessa
cidade. R = 45825
- O
colégio Barão possui 2940 alunos. Sabendo-se que 3/10 desses alunos
praticam futebol e 2/7 praticam natação, determine o número de alunos que
não pratica nenhuma das duas modalidades esportivas. R
= 1218.
- Calcule
a soma entre o dobro de 3/5 com o triplo de 16/9. R = 98/15
- Nadia
gastou 1/3 da farinha de trigo que possuía para fazer um bolo para suas
amigas, mais tarde resolveu gastar 5/8 do restante da farinha para fazer
uma torta. Determine a fração da farinha que sobrará. R
= 3/4
- Determine
a soma dos inversos dos números 10 e 4/10. R = 13/5
- A
professora de matemática de Aline pediu uma pesquisa informativa sobre os
moradores do seu bairro. Feita a pesquisa, Aline concluiu que: 1/2 dos
moradores são menores de 18 anos e 1/2 dos restantes são homens. Se as
mulheres residentes nesse bairro são 130, determine o número de moradores
do bairro. R = 520
- Nilson
construiu sua casa em 3/7 do seu lote. Dias depois plantou frutas em 1/3
do restante. Determine que fração do terreno foi destinada ao plantio de
frutas. R = 4/12
- Aline
querendo renovar seu material escolar, destinou 4/5 de sua mesada para
compra destes materiais. Logo após a compra, gastou 1/2 do que gastou em
material escolar na compra de algumas revistas. Determine a fração da mesada
gasta na compra de livros. R=
2/5
A
maneira como resolvemos uma situação problema é sempre a mesma, o que as tornam
diferentes é a estratégia de resolução, pois cada uma delas envolve um conteúdo
diferente.
Levando em consideração os problemas matemáticos que envolvem números fracionários, podemos utilizar como estratégia na sua resolução: a construção de figuras que representem os inteiros ou partes deles (fração), o equacionamento do problema, a utilização de operações inversas ou até mesmo porcentagens e regras de três simples.
Levando em consideração os problemas matemáticos que envolvem números fracionários, podemos utilizar como estratégia na sua resolução: a construção de figuras que representem os inteiros ou partes deles (fração), o equacionamento do problema, a utilização de operações inversas ou até mesmo porcentagens e regras de três simples.
Estes problemas ajudaram bastante no raciocínio dos que eu já estava desenvolvendo
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