quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PROBLEMAS COM NÚMEROS RACIONAIS DECIMAIS






Os problemas com números racionais absolutos são geralmente resolvidos da seguinte forma :

1°) Encontrando o valor de uma unidade fracionária

2°) obtendo o valor correspondente da fração solicitada

exemplo

Eu tenho 60 fichas, meu irmão tem ¾ dessa quantidade. Quantas fichas tem o meu irmão ?

60 x ¾ = 180/4 = 45

R: O meu irmão tem 45 fichas

EXERCICIOS 

1) Determine 2/3 de R$ 1200,00 

2) Numa caixa existem 80 bombons. Calcule 2/5 desses bombons. 

3) O comprimento de uma peça de tecido é de 42 metros. Quanto medem 3/7 dessa peça ? 

4) Um automóvel percorreu 3/5 de uma estrada de 600 km. Quantos quilômetros percorreu? 

5) Numa viagem de 72 km, já foram percorridos ¾ . Quantos quilômetros já foram percorridos? 

6) Um livro tem 240 páginas., Você estudou 5/6 do livro. Quantas paginas você estudou? 

7) Os 2/5 de um número correspondem a 80. Qual é esse número? 

8) Os ¾ do que possuo equivalem a R$ 900,00. Quanto possuo? 

9) Um time de futebol marcou 35 gols, correspondendo a 7/15 do total de gols do campeonato. Quantos gols foram marcados no campeonato? 

10) Para encher 1/5 de um reservatório são necessários 120 litros de água. Quanto é a capacidade desse reservatório? 

11) Se 2/9 de uma estrada corresponde a 60 km, quantos quilômetros tem essa estrada?

12) Para revestir ¾ de uma parede foram empregados 150 azulejos. Quantos azulejos são necessários para revestir toda a parede? 

13) De um total de 240 pessoas,1/8 não gosta de futebol. Quantas pessoas gostam de futebol?

14) Eu fiz uma viagem de 700 km. Os 3/7 do percurso foram feitos de automóvel e o restante de ônibus. Que distancia eu percorri de ônibus? 

15) Numa prova de 40 questões um aluno errou ¼ da prova. Quantas questões ele acertou?

16) Numa classe de 45 alunos, 3/5 são meninas. Quantos meninos há nessa classe? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário