1 - Diariamente,
muitos jornais publicam informações relacionadas ao tempo, como temperaturas,
ventos, fusos horários, Lua, qualidade do ar, qualidade das praias... Veja os dados divulgados pela Folha de São
Paulo a respeito do tempo em algumas cidades do mundo, no dia 5 de janeiro de
2000:
Cidades
|
Fuso
|
Temperatura
|
|
Mínima
|
Máxima
|
||
Assunção
|
– 1 h
|
22
|
38
|
Chicago
|
– 4 h
|
– 3
|
3
|
Genebra
|
+ 3 h
|
– 2
|
6
|
Havana
|
– 3 h
|
18
|
29
|
Madri
|
+ 3 h
|
– 1
|
8
|
Montreal
|
– 3 h
|
– 6
|
3
|
Moscou
|
+ 5 h
|
– 9
|
– 7
|
Nova Delhi
|
+ 7 h 30 min
|
6
|
19
|
Roma
|
+ 3 h
|
– 2
|
14
|
São Paulo
|
0
|
18
|
24
|
Seul
|
+ 11 h
|
– 4
|
4
|
Viena
|
+ 3 h
|
– 8
|
2
|
Zurique
|
+ 3 h
|
– 2
|
3
|
Fonte: Folha de São
Paulo, 5 de janeiro. Caderno Campinas.
Observação: O fuso
horário representa a diferença entre o horário da cidade e o de Brasília.
Qual das cidades da tabela acima registrou a menor temperatura mínima? E a maior?
Qual das cidades da tabela acima registrou a menor temperatura mínima? E a maior?
2
- Coloque em ordem crescente as temperaturas máximas da tabela acima.
3
- Veja a temperatura média na superfície de alguns planetas:
Em qual dos
planetas listados na tabela anterior se
verifica a maior temperatura média? E a
menor?
4 - Calcule:
+ 475º – 150º – 180º – 180º – 220º – 230º =
5 - Calcule:
– 220º – ( – 230º ) =
6 - Veja as temperaturas máximas e mínimas de
alguns planetas:
Calcule a diferença
entre a temperatura máxima e mínima de cada um desses planetas:
a)
Mercúrio: 427º – ( – 183º ) =
b)
Terra:
56º – ( – 88º ) =
c)
Marte:
25º – ( – 120º ) =
7 - Movimentar uma conta bancária significa
obter créditos (por meio de depósitos) ou fazer débitos (por meio do pagamento
de cheques ou contas, da retirada de dinheiro em caixas eletrônicos, etc.).
Para o cliente saber como “anda sua conta”, o banco lhe fornece um informativo,
denominado “extrato”. Observe, abaixo, um extrato bancário hipotético.
Imagine-se você o
cliente do extrato apresentado...
a)
Sua
conta está, num primeiro momento, em débito de R$ 254,50. Com a movimentação do
dia 07/01, como fica sua situação?
b)
No
dia 08/01 acorrem novos débitos e créditos na conta. Qual o saldo final neste
dia?
c)
Novamente
houve movimentação na conta em 09/01. Qual seu saldo final neste dia?
d)
Você
decide conversar com o gerente e resolve aplicar na poupança, aproximadamente,
1/3 do saldo final da sua conta do dia 09/01. Calcule o valor aplicado (com
duas casas decimais).
e)
Após
sua aplicação na poupança, com quanto você ficou para cumprir com todas as suas
obrigações e pagar todas as suas despesas do mês?
8 - Dona Vera sempre
faz compras no armazém “Bom e Barato”. Seu José, dono do armazém, marca tudo
num caderno. Ele marcou os créditos com o sinal + e as dívidas com o sinal –.
a)
Observe
o que aconteceu num certo mês e registre como você imagina que seu José fez
suas anotações:
-
Ela
fez uma compra de 18 reais e não pagou.
-
Ela
fez uma compra de 10 reais e também não pagou.
-
Ela
foi ao armazém e pagou 20 reais ao seu José.
Dona Vera tem crédito ou dívida com o seu
José? De que valor?
b)No mês seguinte a esse, em 14 dias, dona
Vera fez outras compras:
-
Ela
fez uma compra de 30 reais e não pagou. Seu José não se esqueceu da situação de
dona Vera no final do mês anterior e registrou tudo. Como ficou esse
registro?
-
Ela
fez uma compra de 15 reais e pagou 40 reais. Como foi registrado?
-
Ela
foi ao armazém e pagou 20 reais para o seu José.
E
agora, dona Vera tem crédito ou dívida com o seu José? De que valor?
9 - Um mergulhador
saltou de um ponto situado 6m acima do nível do mar e desceu 20m a partir do
ponto inicial.
a)
Use
um número inteiro positivo ou um número inteiro negativo para indicar a posição
onde ele se encontra em relação ao nível do mar.
b)
Do
ponto onde estava ele desceu, ainda, 5m. A que posição chegou em relação ao
nível do mar?
10 - Complete as
sentenças, a fim de obter sentenças verdadeiras:
a)
–
1 e +1 são números inteiros ________________
b)
7
e -7 também são números inteiros _______________.
c)
O
simétrico de 30 é ________.
d)
O
oposto de – 30 é ________.
11 - Complete com os
símbolos < , > ou = :
a) 0 __
1 b) 17 __
– 17 c) – 20 __
– 1 d) – 3 __ 6
e)
– 8 __ 0 f) 0 __
– 50 g) – 14 __ – 61 h) – 26 __ – 95
12 - Calcule o valor
de:
a)
3 + 2 – 4 =
b)
12 + 5 – 8 =
c)
7 – 3 + 5 =
d)
8 – 1 + 2 =
e)
– 3 + 5 – 2 – 9 =
f)
7 + 8 – 6 – 4 – 3 =
g)
– 5 + 4 – 2 – 7 + 3 =
h)
23 – 45 – 12 + 67 =
i)
72 – 24 – 56 + 13 =
j)
68 – 34 – 54 + 43 =
k)
– 27 – 35 – 68 – 98 =
l)
48 + 25 + 79 – 99 =
m)
59 – 43 – 76 + 24 =
|
n)
86 – 64 – 78 + 28 =
o)
68 – 65 – 89 – 24 =
p)
– 46 + 25 – 135 + 47 =
q)
90 – 40 – 37 + 62 =
r)
73 – 87 – 98 + 97 =
s)
27 – 74 – 31 + 38 =
t)
88 + 54 + 99 – 43 =
u)
87 – 54 – 34 + 33 =
v)
–20 + 30 + 20 – 30 =
w)
–13 + 46 + 13 – 46 =
x)
98 – 65 – 87 + 95 =
y)
77 – 66 + 22 + 55 =
z)
127 – 67 + 86 – 34 =
|
13 - Calcule:
a.
(
+ 10 ).( – 12 ).( + 1 ).( – 3 ).( + 2 ) =
b.
(
– 3 ).( - 2 ).( – 1 0).( + 4 )
=
c.
(
– 2 ).( – 2 ).( – 2 ).( – 2 ) =
d.
(
+ 3 ).( + 3 ).( - 3 ).( - 3 ) =
e.
(
- 1 ) . ( -12 ) . ( + 57 ) =
14- Efetue:
a.
(
– 12 ) : ( – 3 ) =
b.
(
– 48 ) : ( + 6 ) =
c.
(
+ 32 ) : ( +16 ) =
d.
(
+ 40 ) : ( – 1 ) =
e.
(
- 42 ) : ( + 6 ) =
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