a) 9x²y - 12xy²
b) a³ + a² + a
c) ax + 5x + ay + 5y
d) 3a - 6y + ab - 2by
e) 4x² - 49
f) 9a² - 25b²
g) 9x² + 12x + 4
h) x² - 10x + 25
2. Determine o valor numérico da expressão 3a²x² + 3ax³, para ax² = 12 e a + x = 7.
3. Calcule o valor da expressão 2ax - ay + 4bx - 2by, sabendo que a + 2b = 5 e 2x - y = 2.
4. Qual o valor da expressão y² + 2ay + a² para y + a = 4.
5. Dois lados de um triângulo medem 6 cm e 9 cm . Quais as possíveis medidas inteiras para o 3º lado?
6. Num triângulo os ângulos medem  = 3x - 3º , B = 2x + 8º e C = 2x. Determine as medidas de cada um dos ângulos.
7. Associe V (verdadeira) ou F (falsa) a cada uma das afirmações:
a)
Todo número positivo é maior que zero.
b) Qualquer número positivo é
maior que qualquer número negativo.
c)
Qualquer número negativo é maior que zero.
d) Quanto menor for o número
negativo, maior será o seu módulo.
e)
O oposto de –a é o número a.
8. Localize na reta numérica
os pontos que representam os elementos do conjunto:
{-16, -20, -5, 6, 0, 4, -9,
2, +15, +10}
9. Complete a seguinte tabela, calculando as operações de números inteiros, aplicando as regras de sinais da adição, subtração e multiplicação:
X
|
Y
|
x+y
|
x-y
|
xy
|
x+xy
|
xy-y
|
+3
|
+2
|
|||||
-1
|
+5
|
|||||
+7
|
-4
|
|||||
-4
|
-2
|
|||||
-1
|
0
|
10. Calcule transformando em
adições algébricas:
a) (-3) - (-5) + (-6)
b) (-18) + (+9) - (-17) – (-20)
c) (-20) - (-9) - (+4) + (-1) – (+6)
11. Resolva as
situações-problema:
a)
Em Santa Maria,
às 13 horas a temperatura era de 5°C e às 20 horas era -3°C. De quantos graus
foi essa diferença? Da tarde para a noite, a temperatura esquentou ou esfriou?
b)
Quantos anos se
passaram entre os primeiros Jogos Olímpicos, que ocorreram em 776 a.C., e as
Olimpíadas de Atlanta, que aconteceram em 1996?
12. Determine qual é o
próximo número em cada seqüência:
a) 3, -6, 12, -24, ...
b) -6, +6, -6, +6, ...
c) -6, -12, -18, -24,
...
d) -1, 4, -16, ...
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