quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ATIVIDADES COM NÚMEROS INTEIROS - REVISÃO

1. Associe V (verdadeira) ou F (falsa) a cada uma das afirmações:
a)     Todo número positivo é maior que zero.
b)    Qualquer número positivo é maior que qualquer número negativo.
c)     Qualquer número negativo é maior que zero.
d)    Quanto menor for o número negativo, maior será o seu módulo.
e)     O oposto de –a é o número a.

2. Localize na reta numérica os pontos que representam os elementos do conjunto:

{-16, -20, -5, 6, 0, 4, -9, 2, +15, +10}

3. Encontre:

a) a metade de 50.                                               b) a terça parte de 243.
c) a quarta parte de – 1200.                                d) a quinta parte de – 175.



4)  Complete a seguinte tabela, calculando as operações de números inteiros, aplicando as regras de sinais da adição, subtração e multiplicação:

X
Y
x+y
x-y
xy
x+xy
xy-y

+3

+2







-1


+5






+7

-4







-4

-2







-1


0








5. Calcule transformando em adições algébricas:

a) (-3) - (-5) + (-6)

b) (-18) + (+9) - (-17) – (-20)

c) (-20) - (-9) - (+4) + (-1) – (+6)


  6. Escreva em ordem crescente:
a) 4, -1, 5, -3, 0, 1, -2



b) 1, -5, -10, 9, 18, -30, -20, 8



7. Escreva em ordem decrescente:
a) -3, 1, 5, 4, -5, 0, -1, 10



b) -1, -5, -3, -15, 0, -18



8. Utilizando os símbolos > ou < , compare os números:
a) -15              -12                                               b) -8                  0                           
 c) -1000             5                                              d) 300                -500                 
  e) 0                     -500                                    f) 2                     11

9. Resolva as situações-problema:

a)     Em Santa Maria, às 13 horas a temperatura era de 5°C e às 20 horas era -3°C. De quantos graus foi essa diferença? Da tarde para a noite, a temperatura esquentou ou esfriou?

b)    Quantos anos se passaram entre os primeiros Jogos Olímpicos, que ocorreram em 776 a.C., e as Olimpíadas de Atlanta, que aconteceram em 1996?



10. Aplicando as regras de sinais, estudadas em aula, determine o valor de cada expressão:
a)  – (-5) =
b)  – (-3) =
c)   – (+9) =
d)  – (+3) =
e)   – (+4) =
f)    – [- (-15)] =
g)  – [+ (-8)] =

11. Determine qual é o próximo número em cada seqüência:

a) 3, -6, 12, -24, ...                                                       b) -6, +6, -6, +6, ...




c) -6, -12, -18, -24, ...                                                   d) -1, 4, -16, ...

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